Prefeitura de Paulínia inicia processo para construção da ponte da Rhodia
Requisição que autoriza abertura de processo licitatório para execução da obra foi assinada pelo prefeito Dixon Carvalho nesta terça-feira
Após cerca de quatro anos interditada, a ponte que atravessa o Rio Anhumas ligando os municípios de Paulínia e Campinas, popularmente conhecida como Ponte da Rhodia, finalmente será reconstruída. A requisição de compra que autoriza a abertura do processo licitatório para execução da obra foi assinada pelo prefeito de Paulínia, Dixon Carvalho, na tarde desta terça-feira, dia 19 de dezembro.
A solenidade para assinatura da requisição foi realizada na própria ponte e contou com a presença de autoridades, empresários e representantes da Unicamp, FIESP, SEST/Senat, entre outras instituições ligadas a área empresarial.
Para o prefeito Dixon Carvalho, trata-se de uma grande conquista. “Esse foi um dos compromissos que assumi com a população de Paulínia e é muito satisfatório ver a concretização deste importante projeto. Gostaríamos de ter iniciado este processo antes, mas dependíamos da licença ambiental. Hoje, uma semana após a emissão da licença, estamos aqui para dar início ao processo de construção da nova ponte” declarou o prefeito.
De acordo com o projeto, orçado em aproximadamente R$ 7 milhões, primeiramente será construída uma ponte paralela a já existente. Em seguida, a ponte que hoje se encontra interditada por problemas na estrutura será demolida e reconstruída. De acordo com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, a estimativa de prazo para execução da obra após a conclusão do processo licitatório é de oito meses.
O secretário de Obras e Serviços Públicos de Paulínia, Valdir Terrazan, lembrou que a interdição foi feita no ano de 2014, após um laudo técnico apontar a existência de graves problemas estruturais no local. “Na época, eu era prefeito do Distrito de Barão Geraldo e a interdição desta ponte causou grandes prejuízos para a região. Era um local com VDM (Volume Diário Médio) de aproximadamente 4 mil automóveis. Hoje, é uma grande honra participar desta cerimônia, onde iniciamos o processo para finalmente devolver esta ponte para a população”, comemorou Terrazan.
Já o secretário de Obras de Campinas, Ernesto Dimas Paulella, que compareceu ao evento para representar o prefeito de Campinas, Jonas Donizete, ressaltou a importância desta obra. “Quero primeiramente parabenizar o prefeito Dixon Carvalho pelo empenho em solucionar definitivamente este problema e dizer que a cidade de Campinas tem pleno interesse em ver este acesso tão importante ser reconstruído. Campinas, portanto, estará junto com o senhor nesta empreitada”, afirmou.
Para viabilizar a obra as prefeituras de Paulínia e Campinas firmaram convênio por meio de um Termo de Cooperação Técnica que especifica quais as incumbências de cada uma das cidades. O termo também foi assinado na solenidade realizada nesta terça-feira.
Comente a Matéria