"O Centro de Geriatria não será fechado", garante secretário de Saúde de Paulínia
Em reunião do Conselho Municipal de Saúde de Paulínia, realizada na noite da última quarta-feira, dia 29, o secretário de Saúde do município, Cláudio Ernani Miranda, desmentiu boatos sobre o fechamento do atual Centro de Geriatria.
A reestruturação do atendimento prestado no local, também conhecido como Lar dos Velhinhos, foi uma das pautas discutidas pelo Conselho. Durante sua explanação, Dr. Cláudio ressaltou que a principal preocupação do Governo é atender a fila de mais de 150 idosos que aguardam por atendimento.
Dr. Cláudio explicou ainda que, hoje, existem três classes de idosos atendidas no Centro de Geriatria: os acamados, que necessitam de cuidados médicos em período integral; os que frequentam o Centro Dia (passam o dia no local e retornam para as suas casas a noite); e os de longa permanência, que não necessariamente possuem problemas de saúde, mas residem no Lar dos Velhinhos por dificuldades enfrentadas pela família.
Reestruturação do atendimento - De acordo com o secretário, o projeto pretende transferir para uma ala exclusiva do Hospital Municipal de Paulínia os idosos acamados. "São pessoas que estão internadas e precisam de cuidados médicos permanentes e que já deveriam estar no Hospital. O novo local terá toda a estrutura necessária para atendê-los e garantir mais conforto. Hoje, todas as vezes que precisam realizar exames ou procedimentos mais complexos, eles são transferidos para o HMP e esta locomoção, muitas vezes, chega a ser prejudicial", afirma.
A Política Nacional do Idoso (Lei 8.842/1994) estabelece em seu artigo 4º, parágrafo único, que "É vedada a permanência de portadores de doenças que necessitem de assistência médica e de enfermagem permanente em instituições asilares de caráter social".
Já os idosos que vivem no chamado Lar dos Velhinhos passarão a ser de responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social. "Obviamente, estes idosos terão todo o respaldo da área da Saúde e continuarão recebendo todo o atendimento necessário. Contudo, eles devem residir em instituições de longa permanência, regidas e fiscalizadas pela Assistência", declarou.
Ainda de acordo com o secretário, o atendimento do Centro Dia continuará sendo realizado no mesmo local. "Com essa reestruturação, conseguiremos aumentar o número de vagas e instituir novos serviços no mesmo prédio, como o de fisioterapia, por exemplo, que também será voltado ao atendimento dos idosos. Nosso objetivo é zerar a fila de espera. Afinal, não é justo que alguns sejam atendidos, enquanto outros aguardam há tanto tempo", ressaltou.
Dr. Claudio lembrou ainda que o Conselho do Idoso enviou ao Ministério Público uma lista com aproximadamente 150 pessoas que precisam ser atendidas e ainda não foram contempladas. "Com isso, fomos questionados pelo MP que solicitou que providências sejam tomadas. O projeto de reestruturação do atendimento tem sido constantemente discutido com a promotoria".
Assim que projeto de reestruturação, que ainda está em fase de construção, for finalizado, a Prefeitura realizará Audiência Pública para discutir o tema com a sociedade. "O projeto está sendo desenvolvido por nossa equipe técnica e estamos trabalhando com total transparência. Nosso principal objetivo é atender a todos, da melhor forma possível", finalizou.
Durante a reunião, munícipes e autoridades fizeram uso da palavra e questionaram o secretário e a equipe de saúde sobre as mudanças propostas.
Comente a Matéria