Prefeitura de Paulínia inicia Campanha de Vacinação Antirrábica
A partir do dia 2 de setembro, a Prefeitura de Paulínia, por meio da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), dará início a Campanha de Vacinação Antirrábica 2017. Voltada a cães e gatos do município, a campanha será itinerante e passará por 31 pontos da cidade.
Durante o período de campanha, as equipes de imunização atuarão aos sábados, das 8:30 as 16:30, em postos de vacinação instalados de acordo com o cronograma: região do Monte Alegre (02/09), região do Centro (23/09), região do Planalto (07/10), região do Jardim Amélia (21/10) e região do Sã José (11/11).
De acordo com a Unidade de Vigilância em Zoonoses, a expectativa deste ano é vacinar acima de 12 mil cães e gatos.
A vacina é gratuita e todos os cães e gatos a partir dos três meses de idade devem ser vacinados. A única contraindicação é se o animal estiver muito doente, situação em que a aplicação da vacina deve ser adiada.
Os cães e gatos devem ser conduzidos aos postos de vacinação por pessoa maior de idade, devidamente contidos com guia curta ou coleira. É indicado o uso de focinheira para animais de grande porte.
Em caos de pessoas idosas ou gestantes, a vacinação pode ser realizada na própria residência. Para isso, os interessados devem comparecer aos postos nos dias da Campanha para deixar nome, endereço e telefone do responsável pelos animais.
A UVZ também realizará vacinação a domicílio em caso de residências com mais de cinco animais de grande porte (Cães) ou com mais de oito animais de pequeno porte (cães e gatos).
Após o fim da Campanha Urbana, o Centro de Controle Zoonoses de Paulínia continuará atendendo para vacinação até o final do estoque de vacinas do município. Quem não conseguir garantir a imunização dos pets, poderá se dirigir ao Centro de Zoonoses, localizado na Rua dos Estados nº1.000, Vila Bressani, das 08:30 ás 16:30.
Recomendações importantes para a Vacinação
- A partir dos três (03) meses de idade, cães e gatos devem ser vacinados contra raiva todos os anos;
- Cães e gatos não devem ter livre acesso à rua;
- Ao sair com animal mantenha-o sob controle, utilizando coleira e guia;
- Nunca provoque um animal;
- Não toque em animais estranhos, feridos ou que estejam se alimentando;
- Não aparte brigas entre animais, nem mexa com fêmeas e suas crias.
Comente a Matéria