#ESTUDO - Sistema de aplicação de Políticas Públicas (Uma breve reflexão)
Esse artigo tem o objetivo de mostrar como a aplicação das políticas públicas é tratada em países desenvolvidos da Europa e serve para que possamos refletir sobre como em nosso país, estado e cidade deveríamos mudar a consciência e conceito da forma que é aplicado o dinheiro público e ações políticas para o desenvolvimento da sociedade como um todo.
Essa pesquisa teve como objetivo identificar a opinião, o conhecimento e a participação dos diversos dirigentes e executivos de organizações sobre a Proposta da Emenda Constitucional da Reforma Tributária, que foi aprovada pela Comissão Especial da Reforma Tributária do Congresso Nacional para ser votada pelo Legislativo, postergada para março de 2009.
A pesquisa fundamentou-se na formulação de políticas públicas dos países da União Européia, que definem uma visão estratégica futura, cujo horizonte é cerca de 20 anos ou mais, e as políticas públicas são implementadas no presente para que seja possível atingir o futuro planejado.
Esses países utilizam os Estudos Foresight Regionais ou Prospectivos Territoriais. A figura 1 abaixo ilustra o processo da formulação de políticas públicas nos países desenvolvidos ou em desenvolvimento, ressaltando os países da Europa Leste que integraram a União Européia nos últimos anos.
O Estudo Prospectivo Regional (País, Região ou Municípios) é o processo, que é delineado para trazer participantes-chave de diferentes grupos de agentes sociais, conforme ilustra a figura 1:
- Academia (comunidade científica de diversas disciplinas),
- Trabalhadores;
- Empresários;
- Governos;
- ONGs;
- E outros públicos ou grupos de consumidores.
O esforço de todos esses agentes juntos é olhar o futuro por meio de uma visão estratégica comum, preocupando-se com o longo prazo, envolvendo as diversas dimensões de forma integrada, entre elas:
- A demográfica;
- Econômica;
- Política;
- Tecnológica;
- Social;
- Legal;
- Ecológica;
- E cultural.
O processo de estudos prospectivos utiliza abordagens interativas e participativas, proporcionando debates e estudos exploratórios, que possam envolver uma ampla variedade de participantes, de forma que gere redes (networks).
Dessa forma, constrói-se uma visão estratégica, que tenha um senso compartilhado de comprometimento, atingido pelos processos de rede.
Ao final do processo elabora-se um relatório que serve de apoio ao executivo e legislativo para que as ações a serem executadas no presente o sejam por meio das políticas públicas.
Opinião do Roger
Na minha visão esse é um modelo de gestão que realmente pode liberar todo o potencial de uma sociedade. Com a participação de todos os seguimentos, a visão da forma de se aplicar os recursos, leis e esforços se tornam bem mais objetivos e justas.
Mas essa é a minha visão utópica da sociedade brasileira. Pois os interesses pessoais e de grupos ligados ao poder ainda falam bem mais alto, inclusive em nossa cidade.
Paulínia sendo polarizada em suas forças políticas como vem acontecendo a décadas, só traz prejuízos gigantescos para o nosso desenvolvimento.
O movimento que se faz necessário para a participação de toda a sociedade é algo que ainda carece de um amadurecimento. Mas não podemos deixar de perseguir esse sonho. Pois de outra forma a sociedade como um todo estaria fadada ao fracasso.
Minha contribuição esta sendo dada, através não somente desse artigo, mas de toda a estrutura de notícias do Portal MP e minha participação na vida política e social da cidade como um todo.
Pensem nisso, sejam seres irradiadores de solução para os problemas que afligem nossas vidas.
Comente a Matéria