Prefeitura realiza Campanha Fique Sabendo
Em parceria com o Ministério da Saúde, a Prefeitura de Paulínia realiza a Campanha Fique Sabendo. A finalidade é diagnosticar casos de HIV e sífilis para que o tratamento comece o mais rápido possível. A campanha começa hoje (25) em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e CTA (Centro de Tratamento e Aconselhamento) de Paulínia.
Sigam Movimento Paulínia no Twitter: @MPaulinia
Os exames são rápidos e os resultados saem em 15 minutos. Em todas as unidades profissionais capacitados para oferecer apoio psicológico irão entregar os resultados. Os exames são sigilosos e confidenciais. De acordo com a coordenadora do CTA, Marta Aguirre Brant de Carvalho, o diagnostico precoce contribui para agilizar o tratamento da sífilis e evita o agravamento do HIV.
“É importante que o maior número de pessoas participe. Oferecemos tratamento de qualidade e gratuito. O diagnostico tardio tanto da sífilis como da aids costuma trazer consequenciais ainda mais serias“, explicou Marta.
Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, na Praça do Corpo de Bombeiros, na Avenida José Paulino, no Centro, haverá a realização de exames rápidos, apresentações teatrais e distribuição de preservativos masculinos e femininos. O município, em 1º de dezembro, também celebrara o Dia Mundial de Combate à Aids.
Para o secretário de Saúde de Paulínia, Renato Cardodoso, o exame é uma chance para quem tem sífilis ou HIV buscar tratamento médico, melhorar a qualidade de vida e evitar novas transmissões.
“Em qualquer doença o diagnostico antecipado é sempre muito positivo. Hoje, a nossa cidade oferece tratamento adequado. Quando a pessoa fica sabendo ela busca tratamento e toma maiores cuidados para evitar a disseminação das doenças. Qualquer gestão séria precisa investir na prevenção”, afirmou.
Comente a Matéria